quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Teoria da Bala Mágica

(...) Daí os nomes que recebeu posteriormente, Teoria das Balas Mágicas (bullet theory) ou Teoria da Agulha Hipodérmica. A Teoria das Balas Mágicas foi uma teoria pensada principalmente em relação aos efeitos das propagandas de guerra. Pensava-se que bastava “atingir o alvo” e a propaganda teria êxito. O seu modelo era uma simples relação de E→R, Estímulo – Resposta, influenciada pelos estudos de Psicologia Comportamental (Behavorismo) que despontavam. A Teoria das Balas Mágicas enunciava que os estímulos dos meios de comunicação eram poderosos, e que as pessoas reagiam de modo uniforme, pois se acreditava que existiam poucos vínculos sociais para evitar essa forte influência. Assim, se pensava que a massa poderia ser facilmente manipulada
pelos detentores dos meios de comunicação
.
O conceito de massa foi objeto de estudo de vários pesquisa- dores norte-americanos, e até meados da década de 1940, encontramos exposições sobre o conceito com algumas características da Teoria das Balas Mágicas. Como no artigo do sociólogo norte-americano Herbert Blumer, “The Mass, the Public and the Public Opinion” (A Massa, o Público e a Opinião Pública):

“... a massa é um grupo anônimo, ou melhor, é composta por indivíduos anônimos. (...) existe pouca
interação ou troca de experiência entre os membros da massa. Em geral, encontram-se fisicamente separados e, por serem anônimos, não dispõem da oportunidade de se misturar como fazem os participantes de uma multidão”.
 
Tamara Guaraldo
.

Um comentário:

  1. Também conhecida como Teoria Hipodérmica, a teoria da bala mágica se apoia na psicologia Behaviorista. Observando o comportamento através de observações, a experiência busca obter o estímulo e a resposta do público observado.
    Pegando como estrutura, Lund definiu que esta hipotese poderia ser aplicada a sociedade de massa, acentuando assim assim a simplicidade do modelo E - R.
    Desta forma, a teoria da bala mágica via a sociedade como uma forma amorfa,atomizadas, alienadas, primitivas, que podem ser moldadas, como "uma espécie de sistema nervoso simples", que responde, ou não, ao estímulo.
    Desenvolvido em tempos de ditaduras e guerras, essa teoria foi "derrubada" pelo o modelo de Lasswell.

    ResponderExcluir