segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Trabalho Newsmaking


Propusemo-nos neste trabalho  fazer um estudo sobre o newsmaking os valores/noticia. Este estudo incidiu no livro de Mauro Wolf Teorias da Comunicação no qualpodemos encontrar diversos exemplos e noções relativamente ao funcionamento das empresas informativas. Dentro destas podemos encontrar vários processos e maneiras de simplificar o tratamento da informação e construção das notícias. Nestes processos estão presentes os valores/notícia como parte integrante e essencial da funcionalidade da profissão jornalística, visto que funcionam como linhas guia que estão presentes em todo o processo de produção informativa e não só na fase da selecção.

  Nas palavras do próprio autor:

Definida a noticiabilidade como um conjunto de elementos através dos quais um órgão informativo controla e gere a quantidade e o tipo de acontecimentos, de entre os quais há que seleccionar as noticias,  podemos definir os valores/notícias (news values), como uma componente da noticiabilidade. Estes valores constituem a resposta à pergunta seguinte: quais os acontecimentos que são considerados suficientemente interessantes, significativos e relevantes para serem transformados em notícias?”  


Fonte: http://newsmakingvalores.no.sapo.pt/news.htm

Um comentário:

  1. Para entendermos o Newsmaking temos de estar pré-dispostos a entender o que é Gatekeepers. Basicamente fala sobre o "guardião da cancela", ou seja, serão aqueles a selecionar as notícias que serão viavéis uma mídia. O trabalho de um Newsmaking é complementar esta função, seguir com as noticias selecionadas e selecionar novamente qual tem noticibilidade, em que segmento uma noticia pode ser noticiada ou não, se agradará o público, julgando sua cultura, o grupo dominante, hierarquia, entre outros.

    ResponderExcluir