quinta-feira, 6 de setembro de 2012


Perspectiva de Usos e Gratificações (U&G)
FERREIRA, Raquel


O fato de que a audiência em alguma medida "seleciona"os canais e conteúdos dos meios, é pressuposto básico dos conceitos teóricos de U&G. Aqui a audiência é vista como realizadora de uma eleição motivada entre os canais e conteúdos. Tal comportamento de seleção deriva de uma condição multifatorial (fatores psicológicos, culturais, sociais, circunstanciais), e essencialmente, a seleção é mediada por motivações (as motivações são derivadas de necessidades, interesses e constrangimentos impostos) que são ativadas no contexto do receptor.
Ao se expor a um conteúdo da mídia, o receptor busca satisfazer uma necessidade latente. Esse impulso de satisfação de uma necessidade qualquer gerada em seu contexto é aqui chamada de motivação. É através das experiências dos meios que os membros da audiência relacionam quais dos meios/conteúdos, melhor satisfazem suas necessidades, expondo-se consequentemente, em preferência a estes. Uma motivação correspondida nos meios abre espaço para o estabelecimento de padrões de consumo, que nada mais é do que o consumo regular de conteúdos de características similares, como aqueles que justificariam a perpetuação de conteúdos de gosto duvidoso ou ainda estabeleceriam padrões de audiência pelo reconhecimento de grupos de conteúdos como telejornais e desporto ou telenovelas/programas de auditório/concursos.
Regularidade também pode ser tomada nas associações dos antecedentes (fatores psicológicos e sociais contextualizados) dos membros da audiência que reunidos por similaridade determinariam “as motivações”, que por sua vez, condicionariam a seleção e exposição aos meios/conteúdos específicos. Até aqui nenhum conhecimento adicional foi acrescentado sobre aquele ciclicamente mencionado pelos críticos
dedicados ao assunto do consumo e o gosto, a não ser pelo postulado de que a disponibilidade dos produtos dos meios em conjunto com a capacidade seletiva do receptor são as variáveis que explicam a diversidade do consumo dos meios, e que a exposição seletiva é conduzida sempre por um comportamento variadamente motivado.(...)

Um comentário:

  1. Perspectivas de uso e gratificações lembra bastante a base primária de duas hipóteses: a agenda setting e o Newsmarking, que basicamente usam do que é aqui informado, a separação e seleção de mídias e notícias, o que determina em uma sociedade se aquela mensagem tem ou não noticibilidade.

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