quarta-feira, 21 de novembro de 2012

EVOLUIR E SE ADAPTAR



Os meios de comunicação não têm proporcionado a sociedade uma forma de comunicação inovadora em relação aos conteúdos transmitidos, isto é, onde além de transmitir mensagens, ela ajude as pessoas a criarem pensamentos críticos sobre os acontecimentos em sociedade.

Ao contrário, os meios ajudam cada vez mais a fixar as atuais estruturas da sociedade, em alguns casos sufocando grupos que se manifestam contra o atual modelo que vivemos. Um exemplo disso é como são tratadas as notícias onde grupos da sociedade ocupam áreas que não estão tendo produtividade. A maioria dos meios transmitem a notícia dizendo que se trata de uma invasão, transmitindo assim para o resto da sociedade a imagem de caos e confusão nessas ocupações, o que na verdade não reflete, em alguns casos, a verdade dos fatos.

Os meios ajudam também a fixar como devemos comportar e nos relacionar com os outros, transmitindo signos e significados que ajudam nessas afirmações. Os programas e as novelas são outra forma de explorar a falta de critério das pessoas sobre aquilo que estão vendo. Esses programas muitas vezes não transmitem conteúdos relevantes para a vida das pessoas, ao contrário, explora e comercializam de forma banal a falta de conhecimento que o grande publico possui.

Vemos que a comunicação não fica melhor somente com investimentos em tecnologias, é necessário investir em conteúdo que leve as pessoas refletir e questionar o meio em que vivem. Não basta também a comunicação evoluir em conteúdo, sendo que o publico não esta preparado para isso. A sociedade deve evoluir e os meios se adaptar.

Autor: Pedro Inácio

Nenhum comentário:

Postar um comentário