Quando se
fala em Teoria Crítica, imediatamente a principal referência que se tem sobre o
tema é o que conhecemos por Escola de Frankfurt. Escola de Frankfurt, conforme
Slater (1976) refere-se simultaneamente a um grupo de intelectuais e uma teoria
social.
A grande
influência que os filósofos e pensadores ligados à Escola de Frankfurt e à
Teoria Crítica trouxerem e até a presente data trazem em influências para a
sociedade, para a filosofia jurídica e política. O pensamento crítico dos
filósofos da Escola de Frankfurt (EF) tem em comum o direcionamento de suas
críticas à ordem política e econômica do “mundo administrado”.
Com isso,
cada pensador dessa linha contribuiu para o fomento da Teoria Crítica (TC). Das
obras marcantes restritas a cada autor tem-se: Max Horkheimer concentrou seu
pensamento em “Eclipse da Razão”, onde uma coletânea de textos perpetua assaz a
sua bagagem teórica, embora o filósofo sempre se encontrou produzindo artigos e
outros textos que o identificou como um árduo intelectual engajado em âmbito
acadêmico. Teodor Wiesengründ Adorno, que embora tenha se inserido na TC após o
seu exílio, comprometeu-se em expor seu pensamento crítico na mesma perspectiva
que os demais, porém devem ser pontuadas, em sua reflexão, algumas divergências
ou distonâncias.
Herbert
Marcuse, assim como Adorno, passou a contribuir com a TC após seu exílio nos
Estados Unidos. Sua fundamentação crítica preserva a base da negação dialética,
porém distancia-se de Adorno naquilo que julga, pela filosofia, uma forma ideal
de sociabilidade, uma vez que para Adorno, a barbárie já está posta, pois não
há como fugir do sistema da ordem estabelecida.
Walter
Benjamim, também exilado nos Estados Unidos, contribuiu fielmente para a
propagação da TC. Benjamim escreveu inúmeros artigos que refletem a condição
temporal humanitária, partindo de sua reflexão acerca da arte e da sociedade.
No que concerne a sua crítica da arte, ele analisa o drama do século XVII,
buscando nele uma concepção de História.
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