quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Hipótese da Espiral do Silêncio


Esta hipótese começou a ser desenvolvida na década de 60, pela cientista alemã Elizabeth Noelle-Neuman, baseada nas suas pesquisas sobre os efeitos dos meios de comunicação em massa. 
O Conceito de Espiral do Silêncio surgiu pela primeira vez em 1972 em um congresso de psicologia em Tóquio, mais foi publicada somente em 1984 no livro “Espiral do Silêncio”.

A hipótese da Espiral do Silêncio diz que aqueles cujas opiniões são minoritárias, tendem a se calar frente às opiniões da maioria. Elizabeth relaciona tudo isso à influência dos meios de comunicação de massa na formação da opinião pública, as pessoas optavam pelo silêncio, por causa do medo da solidão social. A Espiral do Silêncio tenta entender a sociedade que é silenciada diariamente e acaba sendo influenciada pelos hábitos baseados no senso da maioria ou pela imaginação do que estes poderiam dizer.

Elizabeth evidencia três mecanismos que ajudam a entender a Espiral do Silêncio (Acumulação, Consonância, Ubiqüidade).

A mesma mídia que diz publicar o que é de opinião pública é aquela que é indiferente à população quando esta precisa. A Teoria do Espiral do Silêncio ajuda a entender como a mídia funciona em relação à opinião pública e silencia suas idéias.

2 comentários:

  1. Professora você também ira postar algo sobre a escola de Palo Alto?

    ResponderExcluir
  2. A teoria da espiral do silencio, ao meu entender e baseada apenas no medo, pois como os seres humanos tem medo do isolamento, da discriminação, se calam e aceitam tudo em silencio, apenas por medo.

    ResponderExcluir